SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 1 de maio de 2011

Depois de perder Mundial, Imbituba prevê faturamento maior com WQS

Aumento no número de surfistas na competição da divisão de acesso anima comerciantes catarinenses. Etapa começa uma semana depois do Rio Pro

Antes conhecida pelas fábricas de carvão, quase uma cidade-fantasma, Imbituba (SC) entrou no calendário do Circuito Mundial de surfe em 2003 e, desde então, se transformou. Mas se engana quem pensa que a perda da única etapa brasileira – neste ano volta ao Rio de Janeiro – significará prejuízos. A “troca” por um campeonato seis estrelas prime da divisão de acesso, acreditam os comerciantes, vai render ainda mais aos cofres.
Surfe Imbituba praia 2010 (Foto: Divulgação / ASP)
Praia da Vila, em Imbituba, ex-sede da etapa brasileira do Circuito Mundial (Foto: Divulgação / ASP)
 
Trata-se de uma conta simples. O Mundial de surfe recebia, até o ano passado, 48 competidores – neste, o número caiu para 36. Já o WQS terá no mínimo 120 surfistas em busca de parte dos US$ 250 mil de premiação.

Preferido do australiano bicampeão Mick Fanning e alguns dos tops, o Imbituba Praia Hotel tenta achar contatos de surfistas que disputam o WQS para enviar, online, as tarifas do “pacote”. A etapa começa no dia 30 de maio, uma semana após o término do WT do Rio – de 11 a 22.

Há dois anos, por conta do crescimento da cidade, o Praia Hotel passou por uma reforma. Agora, os surfistas podem, de um mirante, conferir as condições do mar no pico em frente ao palanque do campeonato.

- A cidade cresceu, há novas empresas. Dizem que, daqui a cinco anos, Imbituba será um polo – diz Sônia da Rosa, gerente do hotel.
O fato é que, desde que começou a receber campeonatos, Imbituba ganhou de volta o prestígio que tinha na década de 70, quando era procurada por surfistas de toda Santa Catarina. Prestígio este que se afundou em uma onda cinza em 1979, quando foi criada a Indústria Carboquímica Catarinense (ICC).
A ICC fechou em meados dos anos 90, e a cidade foi, aos poucos, recuperando o verde. Em 2003, uma semana de flat fez com que os organizadores do Mundial levassem a etapa de Florianópolis para lá, 90km ao sul. E a pequena e pacata Imbituba, que sempre salvava com suas ondas, acabou virando principal sede do campeonato.
Surfe Imbituba Praia Hotel (Foto: Divulgação)
Entrada do Imbituba Praia Hotel (Foto: Divulgação
)
 
Sônia vai sentir saudade os tops do circuito. Foi em seu hotel, por exemplo, que Mick Fanning, anos atrás, saiu do quarto vestido de biquíni e foi até o bar para fazer os amigos rirem. Mas, quando chegou lá, não havia mais ninguém. A história foi parar em um livro publicado pelo australiano no ano passado.
- Não ter a etapa do Mundial é sempre uma perda. Mas o número de atletas é bem
maior. O lucro será igual ou maior. Talvez seja até maior. Já estamos recebendo reservas de muitos brasileiros.

sábado, 30 de abril de 2011

Sally vence a segunda etapa seguida e toma a ponta do ranking mundial

Campeã em Bells Beach, australiana derruba havaiana Carissa Moore, então líder, na final e conquista o título em Taranaki, na Nova Zelândia

Uma semana depois de conquistar a etapa de Bells Beach, Sally Fizgibbons repetiu a dose, desta vez nas ondas de Taranaki, na Nova Zelândia. Derrotou na final a havaiana Carissa Moore, então líder, e se tornou a surfista número 1 do Circuito Mundial.
Sally tem as duas maiores somas do campeonato. No primeiro dia, somou18,45 pontos – em 20 possíveis. Nas oitavas de final, tirou 9,75 e 9,25. Com 19,00 pontos, deixou as duas adversárias em combinação.
Sally Fitzgibbons é campeã da etapa d na Nova Zelândia (Foto: Divulgação asp)


Neste sábado, Sally passou pela australiana Chelsea Hedges e pela havaiana Coco Ho antes de chegar à final. Nas semis, Coco somou apenas 0,80 pontos – duas ondas: 0,43 e 0.20.
Contra Carissa, vencedora da etapa de abertura, na Gold Coast australiana, tirou duas notas 8,00.

- Isso significa muito para mim. No ano passado eu fui vice aqui. Vencer hoje é superespecial – disse Sally.

A cearense Silvana Lima parou na repescagem antes das quartas de final, diante da francesa Pauline Ado. A catarinense Jacqueline Silva não competiu porque ainda se recupera de um acidente de carro sofrido antes da etapa de Bells. Ela operou o joelho direito e terá de ficar dois meses parada.
A próxima etapa começa no dia 11, no Rio de Janeiro. O campeonato terá tanto disputas femininas quanto masculinas.
Final:
Sally Fitzgibbons (AUS ) 16.00 x 6.86 Carissa Moore (HAV )
Semifinais:
1: Carissa Moore (HAV) 14.50 x 9.67 Tyler Wright (AUS)
2: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.34 x 0.80Coco Ho (HAV)
Quartas:
1: Tyler Wright (AUS) 14. 50 x 11.50 Pauline Ado (FRA)
2: Carissa Moore (HAV) 13.77 x 13.10 Courtney Conlogue (EUAA)
3: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.67 x 13.40 Chelsea

Saquarema é isso aí

O Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime 2011 acontece entre os dias 24 e 29 de maio na praia de Itaúna, Saquarema (RJ). A maior novidade deste ano é que a competição passa a ter status Prime.

Willian Cardoso defende título do Coca-Cola Pro 2010 em Itaúna, Saquarema (RJ). Foto: Daniel Smorigo / ASP South America

Este status só é concedido pela ASP (Association of Surfing Professionals) para eventos tradicionais ou realizados em praias com ondas de potencial reconhecido. E este é o caso de Itaúna, famosa internacionalmente pela qualidade de suas ondas.

O Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime 2011 oferece US$ 250 mil de premiação total. Ao todo 96 atletas brigam pelo troféu que dá ao vencedor nada menos do que US$ 40 mil e 6.500 pontos no ranking mundial unificado da ASP.

Saquarema!

A esperada etapa do ASP World Prime em Saquarema acontece na sequência da etapa brasileira do ASP World Tour, que termina no dia 22 de maio na cidade do Rio de Janeiro.

Por causa disso, a competição conta com a presença de grandes estrelas do World Tour, que brigam por pontos importantes no ranking unificado da ASP.

Entre os atletas confirmados estão os norte-americanos Brett Simpson, Gabe Kling, Cory Lopez e Patrick Gudauskas, os australianos Julian Wilson, Kai Otton, Chris Davidson, Daniel Ross, Matt Wilkinson e Josh Kerr, além dos irmãos gêmeos norte-americanos CJ Hobgood, campeão mundial em 2001, e Damien Hobgood. O português Tiago Pires, que atualmente está na quarta colocação do WT, também já garantiu sua inscrição.

Isso sem contar com as grandes feras brasileiras Adriano de Souza, Jadson André, Alejo Muniz, Heitor Alves, Neco Padaratz, campeão em 2009, William Cardoso, campeão de 2010, e o local Raoni Monteiro, que retornou este ano ao WT.

"É um grande orgulho para todos os envolvidos no projeto conseguir viabilizar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento que está se tornando um dos mais importantes do circuito mundial”, diz Sergio Lindemann, organizador do evento.

“Conseguimos alcançar nosso objetivo, que era fazer com que a competição se tornasse Prime. Saquarema é uma cidade que tem uma ligação muito forte com o surf e é conhecida mundialmente pela qualidade das ondas e pelos atletas formados. É certeza de boas ondas e de uma competição de alto nível”, finaliza Lindemann.

Além da programação esportiva, a organização ainda promoverá atividades extras para entreter o público. Entre elas, a realização da festa do evento e o show de uma grande atração, ainda a ser confirmada

Danilo Couto leva ‘Oscar’ das ondas grandes, e Maya perde reinado no XXL

Surfista baiano é premiado na principal categoria da noite, Onda do Ano. Vencedora por 4 vezes seguidas, Maya perde para havaiana Keala Kennelly


Danilo Couto com o cheque que US$ 50 mil e a bandeira brasileira (Foto: Divulgação / Billabong
Danilo Couto foi o grande vencedor da noite na 12ª edição do XXL, o "Oscar” das ondas grandes. O surfista baiano, morador da ilha de Oahu, no Havaí, levou o principal prêmio, na categoria Onda do Ano, pelo paredão de 20m que surfou em Jaws, Maui (Havaí), em fevereiro. Além da honraria, o brasileiro embolsou um cheque no valor de 50 mil dólares (cerca de R$ 80 mil).


Esta foi a quinta vez que Danilo se classificou a finais do evento, realizado na noite desta sexta-feira (já madrugada de sábado no Brasil) no Anahein Theater, na Califórnia, Estados Unidos. A primeira foi em 2004, na categoria Maior Onda. No ano seguinte, concorreu a Tubo do Ano. Em 2007, disputou na categoria Melhor Performance. E na temporada passada, novamente na Maior Onda.
Com a premiação desta noite, Danilo Couto igualou a façanha de Carlos Burle. Em 2002, o pernambucano foi o vencedor com uma onda de cerca de 30m surfada em Mavericks, na Califórnia (EUA). Burle, no entanto, fora puxado por um jet-ski, enquanto Danilo surfou Jaws na remada.

Maya perde o penta
Danilo Couto surfe - onda gigante Jaws (Foto: Divulgação)
Danilo na onda de Jaws (Foto: Divulgação
Se Danilo Couto pôde comemorar o tão esperado prêmio esta noite, o mesmo não aconteceu com Maya Gabeira. Vencedora por quatro vezes seguidas, a carioca foi derrotada pela havaiana Keala Kennelly, que ficou com o prêmio de Melhor Performance Feminina e o cheque de cinco mil dólares (cerca de R$ 8 mil).

O havaiano Sion Milosky, que morreu no mês passado em Jaws, levou o prêmio de Melhor Performance. O francês Benjamin Sanchis venceu na categoria Maior Onda, e o havaiano Shane Dorian ganhou na Maior Onda na Remana e Maior Tubo.
O cinegrafista Bruno Lemos, carioca radicado no Havaí, levou um prêmio pela imagem do tubo de Dorian, em Jaws.

Onda do ano - premiação de US$ 50 mil
VENCEDOR: Danilo Couto (Brasil), em Jaws, em Maui, no Havaí, no dia 8 de fevereiro de 2011
Michael Brennan (Austrália), em Shipstern Bluff, na Tasmânia, no dia 10 de abril de 2010
Mark Healey (EUA), em Outer Reef, em Oahu, no Havaí, no dia 20 de janeiro de 2011
Benjamin Sanchis (França), em Mullaghmore Head, na Irlanda, no dia 13 de fevereiro de 2011
David Scard (Austrália), em Cloudbreak, Fiji, no dia 20 de setembro de 2010

sexta-feira, 29 de abril de 2011

atençao galera! ultima chamada pro surf treino em Barra Velha

Quem nao se inscreveu ainda da tempo de fazer a sua, vamos prestigiar este evento de suma importancia
pra esta galera que de uma forma ou de outra nao mede esforços pra que este evento se realize.
valeu André Ignácio pelo teu esforço, vc é um atleta de ponta e sabe que nos aqui da coluna temos grande admiraçao por vc e seu pupilos ai na Barra Velha.
abraços capitao!!!!!
por julinho enigma
Contatos: 8469-0749

com Andre Ignácio

XXL BIGGEST WAVE - GO BIG BRASI!!! Koxa vai para a cabeça!



A festa de premiação do Billabong XXL Global Big Waves Awards 2011 acontece nesta sexta-feira no Teatro Anaheim, Califórnia (EUA).

O paulista Rodrigo Koxa está entre os cinco finalistas da categoria Biggest Wave (maior onda) e concorre a US$ 15 mil com uma morra gigante domada em 18 de agosto de 2010 em Punta Docas, Chile, em uma sequência registrada pelo fotógrafo Alexandre Akiwas.

“Sabe aquele papo de viver o sonho. Pois é, sou finalista do XXL e até agora não caiu direito a minha ficha. Toda hora que olho minha onda no site, fico meio sem reação. Foi um presentão de Deus e agradeço a toda hora", afirma o big rider.

Confira acima o vídeo com o depoimento do big rider Rodrigo Koxa sobre a expectativa na premiação desta noite na Califórnia.

Clique aqui para ver os cinco finalistas da categoria Biggest Wave.

Finalistas do Billabong XXL Global Big Waves Awards 2011

Wipeout Of The Year (US$ 2 mil para o surfista e US$ 1 mil para o videomaker)

Tiago Candelot (Bra) em Jaws, Maui, Hawaii - 20 de janeiro de 2011 - vídeo de Tony Adams.
Mark Mathews (Aus) em Shipstern Bluff, Tasmânia - 6 de abril de 2010 - vídeo de Andrew Chisholm.
Everaldo "Pato" Teixeira (Bra) em Shipstern Bluff, Tasmânia - 6 de abril de 2010 - vídeo de Andrew Chisholm.
Laurie Towner (Aus) em Cloudbreak, Fiji - 20 de setembro de 2010 - vídeo de Leboe Elliot.
Ben Wilkinson (Aus) em Mavericks, Califórnia, EUA - 2 de novembro de 2010 - vídeo de Greg Browning.


Ride Of The Year (US$ 50 mil para o surfista e US$ 5 mil para o videomaker)

Michael Brennan (Aus) em Shipstern Bluff, Tasmânia - 10 de abril de 2010 - vídeo de Tim Bonython.
Danilo Couto (Bra) em Jaws, Maui, Hawaii - 8 de fevereiro de 2011 - vídeo de Leboe Elliot
Mark Healey (Haw) em Outer Reef, Oahu, Hawaii - 20 de janeiro de 2011 - vídeo de Willeford Ariel.
Benjamin Sanchis (Fra), Mullaghmore Head, Irlanda - 13 de fevereiro de 2011 - vídeo de Lousouarn Yannock.
David Scard (Aus), Cloudbreak, Fiji - 20 de setembro de 2010 - vídeo de Clemow Talon.

Monster Paddle (US$ 15 mil para o surfista e US$ 4 mil para o videomaker)

Danilo Couto (Bra) em Jaws, Maui, Hawaiii - 08 de fevereiro de 2011 - fotos de Aeder Eric, Tracy Kraft e Simei Batel - vídeos de Clark Justin, Koren e Giora Leboe Elliot.
Shane Dorian (Haw) em Jaws, Maui, Hawaii - 15 de março de 2011 - fotos de Aeder Eric, Bob Bangerter, Kraft Tracy, Bruno Lemos, Shimi Mike Neal e Batel - vídeos de Berthuot, Giora Frank Koren e Bruno Lemos.
Mark Healey (Haw) em Mavericks, Califórnia, EUA - 2 de novembro de 2010 - fotos de Mike Jones, Don Montgomery e Fred Pompermayer - vídeo de Chris Killen.
Sion Milosky (Haw) Outer Reef, Oahu, Hawaii - 8 de fevereiro de 2011 - fotos de Daniel Russo - vídeo de Larry Haynes.
Mark Yazbeck (Aus) em Waimea Bay, Hawaii - 20 de janeiro de 2011 - fotos de Bruno Lemos, Mackinnon Al Reis e Terry. vídeo de Bruno Lemos.

Biggest Wave (US$ 15 mil para o surfista e US$ 4 mil para o videomaker)

Eric Akiskalian (EUA) em South Reef, Lincoln City, Oregon - 2 de novembro de 2010 -fotos de Dave e Colllyer Hallman Richard.
Dan Corbett (Aus) em Outer Bombie, Margaret River, Austrália - 04 de outubro de 2010 - foto de Jamie Scott.
Rodrigo Koxa (Bra) em Punta Docas, Chile - 18 de agosto de 2010 - foto de Alexandre Akiwas - vídeo por Rodrigo Pelado.
Francisco Porcella (Ita) em Jaws, Maui, Hawaii - 2 de novembro de 2010 - fotos de Koren Giora, Mike Neal e Simei Batel - vídeo de Tormod Martines.
Benjamin Sanchis (Fra) em Belharra, França - 16 de fevereiro de 2011 - foto de Bastien Bonnarme - vídeo de Julien Roland.


Monster Tube (US$ 5 mil para o surfista e US$ 2 mil para o fotógrafo)

Shane Dorian (Haw) em Jaws, Maui, Hawaii - 15 de março de 2011 - fotos de Bruno Lemos, Mike Neal e Simei Batel.
Tom Dosland (EUA), The Right, Austrália - 6 de outubro de 2010 - foto de Macaulay Calum.
James Hollmer-Cross (Aus) em Shipstern Bluff, Tasmânia - 10 de abril de 2010 - foto de Andrew Chisholm.
Mark Mathews (Aus) The Right, Austrália - 6 de outubro de 2010 - foto por Macaulay Calum.
Eric Rebiere (Fra) em Mullaghmore Head, Irlanda - 13 de fevereiro de 2011 - foto de Bonnarme Bastien.


Best Performance (US$ 5 mil para o surfista)

Kohl Christensen (Haw)
Danilo Couto (Bra)
Mark Healey (Haw)
Sion Milosky (Haw)
Benjamin Sanchis (Fra)

Girls Best Performance (US$ 5 mil para a surfista)

Easkey Britton (Irl)
Maya Gabeira (Bra)
Keala Kennelly (Haw)
Mercedes Maidana (Arg)
Jamilah Star (EUA) 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atlântida (RS) recebe etapa do Mundial de Surf

Estrutura já está sendo montada para o SuperSurf Internacional 2011




Começou na terça-feira (26/04) a preparação e montagem da estrutura que receberá a elite do surf brasileiro e mundial para a realização da primeira etapa do SuperSurf Internacional 2011, que será disputada de 03 a 08 de maio na praia de Atlântida, em Xangri-lá (RS). Ao todo estará em jogo U$ 120.000,00 (cento e vinte mil dólares), além de 1.000 pontos para o ranking da competição, que ao final de três etapas premiará o melhor colocado com um carro zero quilômetro. O evento é classificado como cinco estrelas.
Desde 2004 o Rio Grande do Sul não recebia uma competição internacional de surf. Este ano a realização foi possível graças a um amplo somatório de forças entre a Prefeitura de Xangri-lá e a Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) buscando promover o esporte de alto rendimento em águas gaúchas. “Entendemos que trazendo alguns dos melhores atletas do Brasil para esta competição incentivamos os nossos futuros surfistas a desbravarem o mar em busca do sucesso e consagração. Os gaúchos sempre tiveram protagonistas em competições no cenário nacional e internacional, é nosso papel oportunizar isto em nossa casa”, comentou Orlando Carvalho, presidente da FGSurf.

O circuito SuperSurf Internacional do ano passado foi vencido no final de quatro etapas pelo paranaense Caetano Vargas, que de quebra levou para casa um Peugeot zero quilômetro. O último gaúcho a faturar uma etapa do SuperSurf foi o torrense Daison Pereira, que em 2009 venceu a etapa de Stella Maris, na Bahia.
Além de surf de alta qualidade, o SuperSurf será um grande festival, que contará inclusive com uma exposição de obras de arte com a temática do esporte, a Alma do Mar – SuperSurf 2011. Haverá pinturas de pranchas e telas ao vivo, além do sorteio de uma obra de arte da artista plástica Rosa Fonseca.
A competição é válida como etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial de Surf (WT). O SuperSurf Internacional, que é válido pelo World Star Tour (WST), é realizada pela Editora Abril, com a chancela da Association of Surfing Professionals (ASP) South America. A realização da primeira etapa de 2011 conta com o apoio da Federação Gaúcha de Surf e da Prefeitura Municipal de Xangri-lá.

Por Gabriel de Mello