SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mundial Masters de Surf no Rio vai reunir seis campeões mundiais

Evento vai ter Mark Occhilupo, Derek Ho, Wayne Bartholomew, Shaun Tomson e Peter Townend, além de Tom Curren, que já havia confirmado presença


Se um era pouco, vão ser seis campeões mundiais no Mundial Masters de Surf 2011, que acontece entre os dias 25 e 29 de julho na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Além do americano Tom Curren, que já havia confirmado presença na disputa, também vão competir os australianos Mark Occhilupo, Wayne Bartholomew e Peter Townend, o havaiano Derek Ho e o sul-africano Shaun Tomson, entre outras estrelas do esporte como, por exemplo, Gary Elkerton, Cheyne Horan e Barton Lynch. O evento volta a ser realizado após dez anos de sua última edição, na Irlanda em 2001, e oferece o prêmio de U$ 220 mil.
 Wayne Bartholomew surfe (Foto: Pierre Tostee / ASP) Australiano Wayne Bartholomew é um dos campeões mundiais confirmados (Foto: Pierre Tostee / ASP)
 
Todos os surfistas relacionados estão na lista da Association of Surfing Professionals (ASP), com participação confirmada pelo critério técnico de resultados no Circuito Mundial. Entre os 22 da categoria Master (de 36 a 49 anos de idade), sete são do Brasil: Victor Ribas (RJ), Fábio Gouveia (PB), Peterson Rosa (PR) e Teco Padaratz (SC), além de Guilherme Herdy (RJ), Jojó de Olivença (BA) e Renan Rocha (SP), que entraram nas vagas de Damien Hardman, Shane Powell e Matt Hoy, que não poderão competir. Já na relação dos 14 para a Grand Master (50 anos ou mais), o único brasileiro é o carioca Daniel Friedman.
Confira a lista dos surfistas relacionados (em ordem pelo índice técnico da ASP):
Masters:
01: Barton Lynch (AUS)
02: Gary Elkerton (AUS)
03: Tom Curren (EUA)
04: Mark Occhilupo (AUS)
05: Luke Egan (AUS)
06: Rob Bain (AUS)
07: Brad Gerlach (EUA)
08: Victor Ribas (BRA)
09: Jake Paterson (AUS)
10: Fabio Gouveia (BRA)
11: Derek Ho (HAV)
12: Peterson Rosa (BRA)
13: Flavio Padaratz (BRA)
14: Richie Collins (EUA)
15: Kaipo Jaquias (HAV)
16: Shea Lopez (EUA)
17: Marty Thomas (AUS)
18: Nathan Webster (AUS)
19: Richard Lovett (AUS)
20: Guilherme Herdy (BRA)
21: Jojó de Olivença (BRA)
22: Renan Rocha (BRA)
Próximo substituto: Armando Daltro (BRA)
Grand Masters:
01: Shaun Tomson (AFR)
02: Wayne Bartholomew (AUS)
03: Michael Ho (HAV)
04: Cheyne Horan (AUS)
05: Hans Hedemann (HAV)
06: Glen Winton (AUS)
07: Simon Anderson (AUS)
08: Terry Richardson (AUS)
09: Buzzy Kerbox (HAV)
10: Peter Townend (AUS)
11: Ian Cairns (AUS)
12: Terry Fitzgerald (AUS)
13: Daniel Friedman (BRA)
14: Iain Buchanan (NZL)
Próximo substituto: Cauli Rodrigues (BRA)

Mineirinho bate americano na repescagem; Slater é substituído por Logie

Em ondas pequenas em J-Bay, líder do ranking supera tropeço na estreia e se garante na terceira fase, juntando-se a Alejo Muniz e Jadson André

Surfe Adriano de Souza Mineirinho Jeffreys Bay repescagem (Foto: Divulgação/ASP)Mineirinho se garante na terceira fase (Foto: ASP)
 
Líder do Circuito Mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, superou o tropeço na estreia em Jeffreys Bay, na África do Sul, com uma vitória na repescagem. Em ondas de menos de 1m, ele derrotou o americano Gabe Kling e se garantiu na terceira fase da quarta das 11 etapas da temporada. Outro americano era esperado na praia, mas novamente não apareceu. Kelly Slater, terceiro do ranking, segue nas Ilhas Fiji.
Com a vitória, Mineirinho se junta a Alejo Muniz e a Jadson André, únicos brasileiros que passaram direto da primeira para a terceira fase. Raoni Monteiro e Heitor Alves ainda vão disputar a repescagem.
O dia começou com espera. Foram mais de duas horas de adiamentos nesta segunda-feira, na esperança de que as condições melhorariam. Quando os organizadores decidiram enfim iniciar as disputas,  aguardaram mais alguns minutos. Viram então que Slater, decacampeão mundial, realmente não chegaria. Melhor para o sul-africano Travis Logie, que ficou com a vaga do americano. Travis derrotou o compatriota Shaun Payne. Depois, o australiano Taj Burrow passou pelo local Sean Holmes, e Bede Durbidge superou Shaun Joubert, em outro duelo Austrália x África do Sul. Joubert tinha entrado no lugar do também ausente Bobby Martinez.
Surfe Taj Burrow Jeffreys Bay repescagem (Foto: Divulgação/ASP)Taj Burrow também disputa a repescagem (Foto: Divulgação/ASP)
 
Era a hora de ver o líder do ranking em ação. Os dois surfistas remaram quase ao mesmo tempo, mas Mineirinho, que se recupera de uma lesão no joelho direito, conseguiu manobras mais consistentes: nota 6,00. Gabe tentou entubar, sem sucesso. Levou apenas uma nota 2,00. Em sua segunda direita, o brasileiro deu quatro manobras fortes, arrancou um tubo pequeno e finalizou com um aéreo, já saindo da onda. Foi recompensado com 8,03.
Gabe esboçou uma reação quando enfim conseguiu entrar em um tubo. Tirou 6,83 para sair da combinação, mas ainda precisava de 7,21 para eliminar o líder. Minutos depois, trocou a nota mais baixa - 3,87 - por um 4,07. A seis minutos do fim, os dois remaram para uma série. Gabe foi na frente, em uma onda que parecia boa, deu algumas manobras, mas não finalizou bem. Mineirinho caiu da prancha. O americano ganhou 2,17 - a situação continuou a mesma. Nos últimos dois minutos, Gabe voltou a assustar. Tirou notas 5,00 e 5,67, insuficientes para a virada
Repescagem:
1. Travis Logie (AFS) 12.33 x 7.30 Shaun Payne (AFS)
2. Taj Burrow (AUS) 14.33 x 6.04 Sean Holmes (AFS)
3. Bede Durbidge (AUS) 15.10 x 11.06 Shaun Joubert (AFS)
4. Adriano de Souza (BRA) 14.03 x 12.50 Gabe Kling (EUA)
5. Owen Wright (AUS) 11.86 x 10.77 Fredrick Patacchia (HAV)
6. Adrian Buchan (AUS) 15.80 x 6.50 Cory Lopez (EUA)
7. Damien Hobgood (EUA) x Taylor Knox (EUA)
8. Michel Bourez (TAH) x Raoni Monteiro (BRA)
9. Brett Simpson (EUA) x Adam Melling (AUS)
10. Patrick Gudauskas (EUA) x Heitor Alves (BRA)
11. Kieren Perrow (AUS) x CJ Hobgood (EUA)
12. Matt Wilkinson (AUS) x Chris Davidson (AUS)