SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com “Bandeira Azul”, Praia do Tombo recebe a 2ª etapa do 16º A Tribuna de Surf Colegial

 



Única do País com o selo “Bandeira Azul”, a Praia do Tombo, em Guarujá, volta a receber, neste final de semana, 1 e 2 de outubro, às 8h, o Circuito A Tribuna de Surf Colegial. Palco da maioria das disputas nos 15 anos do evento, o local não recebia a disputa desde 2008 e agora retorna sendo a segunda etapa do ranking. “Um motivo a mais para comemorarmos, porque teremos um grande evento nessa praia, que hoje é símbolo de qualidade ambiental”, destaca a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito.
A competição envolverá alunos com até 18 anos, regularmente matriculados em colégios de ensino médio e fundamental, de Bertioga a Peruíbe, e as inscrições seguem abertas até quinta-feira. Em ação, quatro categorias individuais, a iniciantes, para atletas com até 12 anos, a mirim, no máximo 16 anos, e a júnior e a feminina, limite de 18 anos, além da disputa entre as escolas.
Porém mais do que a área esportiva, o evento destaca a importância dos estudos e, nesta etapa, atenção mais especial à preservação do meio ambiente. “Ter uma etapa numa praia Bandeira Azul cria um significado importante, porque evidencia a preocupação ambiental”, afirma o coordenador geral do Circuito, Davidson Iuspa.
A Praia do Tombo ganhou o status de Bandeira Azul em dezembro do ano passado. O selo é uma certificação internacional de qualidade ambiental, dada para as comunidades que fazem um esforço especial para gerenciar seus ambientes aquáticos, costeiros e interiores, com respeito ao meio ambiente e a natureza local. É concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e pelo Instituto Ambiental Ratones, no Brasil.
“Um dos critérios é o desenvolvimento de atividades de educação ambiental na Praia do Tombo. A Prefeitura de Guarujá criou o Núcleo de Informação e Educação Ambiental ‘Paulo Tendas’, que desenvolve atividades lúdicas, com enfoque ambiental, planejadas para cada grupo, de acordo com a faixa etária”, explica a coordenadora do Núcleo, Heloísa Prado.
Segundo ela, a certificação fomenta o turismo, trazendo mais visitantes à Cidade. “Há, também, a divulgação do município na mídia espontânea, de forma positiva. Mostra aos usuários, não só da Praia do Tombo, que é possível ter uma praia com qualidade ambiental em área urbana”, afirma. “Outro ponto positivo é a gestão da praia com apoio da sociedade civil, de maneira harmônica e democrática”, acrescenta.
CRITÉRIOS
Entre os critérios a serem seguidos para a certificação, destaque para a educação ambiental, com as atividades especiais no local; a qualidade da água, com monitoramento contínuo, ausência de poluição, tratamento de efluentes; a segurança, com monitoramento de imagens 24 horas por dia com câmeras, equipamentos de primeiros-socorros, guarda-vidas e rondas da polícia militar e guarda municipal; e também gestão ambiental, com preservação de ecossistemas sensíveis, coleta seletiva, monitoramento do saneamento da região, acessos à praia e sanitários públicos. Para saber mais há o telefone (13) 3386.9503 e o e-mailbandeiraazulgja@gmail.com.
INSCRIÇÃO
Os atletas que ainda não se inscreveram na 2ª etapa do Circuito devem garantir suas vagas até quinta-feira, à Rua General Câmara, 90, no Centro de Santos, das 11 às 16h30. A taxa é de R$ 42,00 por aluno, com direito a uma camiseta alusiva ao evento. Para se inscrever, o atleta deverá apresentar, obrigatoriamente, ofício (modelo à disposição no site www.triesportes.com.br). Mais informações no sitewww.triesportes.com.br.

O adeus de um legendario.

Artista, intelectual e um dos pioneiros do surf no Brasil, Mario da Costa faleceu no começo deste mês de setembro no Rio de Janeiro (RJ).


Conheci e fiquei amigo do Mario em 1966 durante um curso de salva-vidas. Ele era skatista e logo se interessou pelo surf, esporte que eu praticava desde 62.

O cara falava inglês e conhecia alguns dos maiores desenhistas undergrounds do mundo. Com ele e nosso amigo Luis Pastor, fiz minha primeira viagem de surf. Passamos duas semanas em Cabo Frio (RJ), com direito a intermináveis nose riders na praia do Forte.

No ano seguinte, descemos para o Guarujá (SP). Depois de fazer amizade com os poucos surfistas locais, fomos convidados para organizar o primeiro Campeonato Paulista de Surf da história. Além de organizadores seríamos juízes e por dois anos o Guarujá foi nosso destino de férias.

Mario foi um dos primeiros surfistas a residir em Guaratiba (RJ). Junto com Penho, Maracá e Caneca, morou, surfou e fez pranchas naquela distante e maravilhosa praia. Mudou-se para Saquarema no final dos anos 70 e foi lá que viveu até o ano passado, quando voltou para o Rio, onde mais uma vez trabalhamos juntos no meu atelier.

Era um artesão exímio do silk-screen, arte que minha mãe nos ensinou e ele desenvolveu com perfeição. Por sinal, foi dele o cartaz do Primeiro Campeonato de Surf no Píer em 1972.

Mestre no computador, estava sempre disposto a ajudar. Refez minha página na internet e resolvia meus problemas com a máquina.

Sem aviso, numa velocidade impensável, nos deixou para viver com os anjos. Mas tenho certeza, ainda vamos nos encontrar, querido irmão. Por enquanto, fica a saudade e a alegria destes anos de convivência.

Namaste, irmão! Namaste!