SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aos 16 anos, brasileiro é campeão do US Open júnior em Huntington Beach



Filipe Toledo leva a melhor na final da competição: 'Eu não consigo acreditar'

De convidado a principal estrela. No sábado, Filipe Toledo se consagrou campeão do US Open Junior, disputado nas águas de Huntington Beach, nos Estados Unidos. O jovem paulista, de 16 anos, levou a melhor no confronto contra alguns dos principais surfistas do mundo de até 21 anos.
surfe filipe toledo campeão em Huntington Beach, Califórnia (Foto: Divulgação)
Filipe Toledo comemora vitória em Huntington Beach, Califórnia (Foto: Divulgação)
Na final, Filipe superou os americanos Kolohe Andino e Conner Coffin e o havaiano John John Florence. O brasileiro abusou dos aéreos e, com notas 7.67 e 7.50, conseguiu o maior somatório e levou o título.
- Eu não consigo acreditar. As ondas aqui em Huntington quebram na praia, assim como no Brasil, e eu acho que sou um bom surfista nesse tipo de ondas. Mas é inacreditável vencer aqui. Eu acho que essa vitória me coloca ao lado de outros brasileiros, como Alejo (Muniz), Miguel (Pupo) e Jesse (Mendes). Eu vou voltar para o Brasil e participar de alguns campeonatos ASP. Espero ir bem.
surfe filipe toledo campeão em Huntington Beach, Califórnia (Foto: Divulgação)
Filipe Toledo comemora o título nos braços da torcida em Huntington Beach, Califórnia (Foto: Divulgação)

Em domingo perfeito, Slater vence US Open e sai carregado por multidão

Foram cinco anos sem vitórias por aquelas águas. E o retorno às conquistas foi em grande nível. Em um domingo inspirado, Kelly Slater colocou os rivais no bolso e ficou com o título do US Open, etapa prime da divisão de acesso mundial, o WQS, após vencer o australiano Yadin Nicol na final. Carregado pela torcida que lotou a areia da praia californiana, o decacampeão mundial voltou a dominar as ondas de Huntington Beach.
surfe Kelly Slater (Foto: Divulgação)
surfe Kelly Slater é carregado pela torcida após o título (Foto: Divulgação)
O dia de Slater foi praticamente perfeito. Depois de uma vitória suada contra Taj Burrow nas quartas de final (15.50 a 15.27), o americano foi com moral para a semifinal, contra o havaiano Dusty Payne. Logo em sua primeira onda forte, arrancou um 8.17 dos juízes.

surfe Kelly Slater (Foto: Divulgação)
Slater voa na final contra Nicol (Foto: Divulgação

)
Payne, no entanto, respondeu à altura: primeiro, um 6,83, logo seguido por um 8.07, mandando a pressão para o americano. Que soube esperar. Com a bateria já no fim, o decacampeão mundial tirou da cartola uma onda praticamente perfeita, garantindo um 9.77 e a ida à final contra Yadin Nicol, que derrotou Kolohe Andino na outra semifinal.
A decisão foi um show à parte. Logo no primeiro dos 35 minutos da final, o americano, que usava uma prancha com quatro quilhas, brilhou com um belo aéreo, que valeu um 8.50. O jovem rival, então, se assustou e pouco conseguiu fazer.
Com mais uma bela manobra, Slater tirou um 7,77 dos juízes e deixou Nicol em combinação. O australiano não conseguiu reagir. A festa já estava armada para o americano nas areias de Huntington Beach.
Na final feminina, Sally Fitzgibbons não deu chances à novata Lakey Peterson. A surfista australiana derrotou a jovem de Santa Barbara e conquistou o título.