SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Federação de Surf-PB responsabiliza Governo por ausência no Brasileiro

Presidente da PBSurf divulgou nota responsabilizando Secretaria de Esporte pela ausência da PB na etapa do Brasileiro, no Rio Grande do Sul


O presidente da Federação Paraibana de Surf (PBSurf), Alexandre Palitot, divulgou nota nesta quinta-feira, informando que a Paraíba está fora da briga pelo título do Circuito Brasileiro de Surf de Seleções. Além disso, ele responsabilizou a Secretaria de Juventude Esporte e Lazer do Estado (Sejel) pela ausência na última etapa da temporada 2011, que começa neste sexta-feira, na Praia do Quintão, na cidade de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul.
Segundo a nota, o não cumprimento da lei Faz Esporte para o ano de 2011 e a falta de apoio da Secretaria e da Casa Civil do Governo do Estado para o transporte da seleção foram as razões da ausência do time paraibano em Palmares do Sul.
Palitot informou ainda, que por conta disso a Paraíba ficará sem representatividade no esporte e perde o direito de realizar eventos nacionais no ano de 2012. Para o presidente da PBSurf, o estado ainda perde a posição entre as quatro melhores seleções e atletas como Yorrana e José Francisco ficam sem a oportunidade de subirem no ranking com vistas a ter o benefício do Bolsa Atleta.
Alexandre Palitot Presidente da Federalção Paraibana de Surf (Foto: Divulgação)
Palitot afirma que ausência na etapa, elimina estado
da disputa para sediar eventos (Foto: Divulgação)
 - Nesta última etapa, no Rio Grande do Sul, será realizada uma assembleia geral da Confederação Brasileira de Surf, na qual somos candidatos a realizar em 2012 uma das etapas do Circuito Brasileiro amador, bem como outros produtos da CBS. A presença na assembleia é prerrogativa para disputarmos com outros estados – disse o Presidente da Federação Paraibana de Surf.
A reportagem entrou em contato com o secretário da Sejel, Fábio Maia. Ele revelou que em 2010 não houve análise dos projetos das federações para o programa Faz Esporte.
Fábio Maia-Secrta´rio de Esporte da Paraíba (Foto: Divulgação)
Fábio Maia disse que difculdade financeria
impossibilitou apoio (Foto: Divulgação)
Em reunião recente com os dirigentes das entidades que representam as modalidades no estado, ficou acordado que o edital do projeto Faz Esporte deste ano poderia ser publicado nos próximos dias do mês de outubro. O secretário disse ainda que uma comissão, presidida pelo secretário executivo Zé Marco, irá analisar até dezembro de 2011 todos os projetos da federações estaduais para o ano que vem.
Quanto à PBSurf, Fábio Maia revelou que a dificuldade financeira impossibilitou o apoio à seleção paraibana que iria representar o estado no Circuito Brasileiro de Surf, no Rio Grande do Sul. No entanto, Fábio Maia se colocou à disposição para discutir a possibilidade de a Paraíba sediar competições de surfe para a próxima temporada.
O Circuito de Surf de Seleções
O Circuito Brasileiro de Surf é uma competição de seleções, na qual os surfistas buscam o título nacional individual. Neste ano foram três etapas: no Ceará, a Paraíba foi vice-campeã; na etapa de Salvador, na Bahia, os paraibanos ficaram em terceiro; e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, ficou com o quarto lugar.

Depois de Jadson André, Alejo Muniz e Gabriel Medina avançam na França

Miguel Pupo e Raoni Monteiro ainda duelam em busca de mais uma vaga


O primeiro dia de dispustas da etapa de Hossegor do Circuito Mundial de surfe não foi bom para os brasileiros. Nesta quinta-feira, porém, Gabriel Medina e Alejo Muniz conseguiram se recuperar na repescagem e seguem na competição francesa. Já Adriano Souza foi derrotado e não tem mais chances de brigar pelo título.
surfe alejo muniz hossegor (Foto: Divulgação)
Alejo Muniz leva a melhor no disputado duelo contra John John Florence (Foto: Divulgação)
Em uma das baterias mais equilibradas da repescagem, Alejo Muniz venceu o havaiano John John Florence por 12 (notas 5 e 7) pontos a 11.86 (3.53 e 8.33). O caminho de Gabriel Medina até a terceira fase da competição foi mais tranquila. O brasileiro somou 12.43 (5.50 e 6.93) e superou com tranquilidade o havaiano Dusty Payne, que fez apenas 7.60 (3.67 e 3.93).
- O Dusty é um ótimo surfista e poderia obter uma pontuação para me vencer a qualquer momento. A condição do mar estava muito complicada hoje), difícil de se posicionar lá dentro e para escolher as ondas. Eu tentei dar o máximo nas que peguei e estou feliz pela vitória, mas espero que o mar fique melhor nos próximos dias - disse Medina.
surfe alejo muniz hossegor (Foto: Divulgação)
Alejo Muniz voa no mar de Hossegor e segue vivo na disputa pelo título da etapa (Foto: Divulgação)
O único brasileiro que não conseguiu se recuperar na repescagem por enquanto foi Adriano de Souza. O americano levou a melhor, com 14.06 (8.23 e 8.53) pontos, contra 10.60 (5 e 5.60) de Mineirinho.
Na próxima sexta-feira, será a vez de Miguel Pupo e Raoni Monteiro duelarem na repescagem por uma vaga na próxima fase da etapa. Heitor Alves, que também ainda tinha chances de avançar, não se recuperou da contusão no joelho direito sofrida na semana passada e acabou desistindo de entrar na água.
No primeiro dia de disputas, Jadson André fo o único brasileiro a avançar direto na competição, sem precisar lutar por vaga na repescagem