SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Brasileiro Surf Masters

Surfistas se preparam para o início do brasileiro master em Salvador

Em ondas com boas condições de surfe, Jojó de Olivença e Victor Ribas foram algumas das estrelas que treinaram forte para evento que começa hoje.

A Praia de Stella Maris começou a viver, hoje (25), o clima do Billabong Brasileiro Surf Masters, evento que formará a equipe brasileira que disputará o mundial para surfistas com idade a partir dos 35 anos de idade. Quem esteve na praia pôde ver figuras como Jojó de Olivença (BA), Victor Ribas (RJ), Ricardo Tatuí (RJ), Dalmo Meireles (BA), Nininho Silva (BA), Esdras Santos (BA) e Roberto Cavaleiro (RJ) se preparando para as disputas que começam amanhã (26), às 9h, e vai até domingo (28).
A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), terá as categorias master (acima de 35 anos), grand master (acima de 40), kahuna (acima de 45), grand Kahuna (acima de 50) e master feminino (acima de 35). Esta é uma das três provas seletivas para os atletas que pretendem participar, com as despesas pagas, do mundial da International Surfing Association (ISA), programado para o segundo semestre de 2011, no Chile ou em El Salvador.
Já estão confirmadas para Billabong Brasileiro Surf Masters, as presenças de personagens que fizeram e fazem a história do esporte no país. Entre eles, Ricardo Bocão (RJ) e Picuruta Salazar (SP), verdadeiras legendas do surfe, que competem na categoria acima dos 50 anos; Armando Daltro (BA), Joca Júnior (RN) e Christiano Spirro (BA), ex-integrantes do World Tour (WT), divisão de elite do circuito mundial; Andréa Lopes (RJ) e Tita Tavares (CE), que juntas somam oito títulos nacionais profissionais; além de Carla Circenis, uma das pioneiras do surfe na Bahia.
Ondas aprovadas - Solto nas ondas de Stella e surfando que nem um garoto, o bicampeão brasileiro (1988 e 1992) Jojó de Olivença, 43, aprovou as condições das ondas de hoje. "Apesar de pequenas, as ondas estão boas e fortes. Stella é um dos melhores fundos de areia do Brasil e com certeza vamos ter uma competição com belas disputas", diz Jojó.
Questionado quanto às suas expectativas para a prova, o baiano radicado há mais de 20 anos no Guarujá (SP), acredita que o evento será uma grande festa, porém sem perder a competitividade. "Será um misto de festa, confraternização e disputas antigas. Existem as velhas rixas (no bom sentido), que serão revividas aqui. Apesar do caráter comemorativo, ninguém quer perder e isso que motiva a prova", brinca o surfista, que representou o Brasil na elite do surfe mundial por cinco anos.
Quem também se mostrou bastante empolgado com a prova foi o cabofriense Victor Ribas. Melhor brasileiro colocado na história do circuito mundial (terceiro lugar, em 1999), Ribas contou que esse tipo de evento é uma grande diversão. "Cheguei junto com Ricardo Tatuí, Beto Cavalheiro e Marcelo Bôscole, que foram meus companheiros de equipe no passado. Vivemos anos de ouro juntos e agora estamos relembrando os velhos tempos", explica o atleta, que mesmo com 39 anos de idade, compete no circuito brasileiro profissional, o Brasil Tour.
?Faz tempo que não surfo aqui em Stella, onde já tive grandes momentos. Um deles foi no Fico (Surf Festival), nos anos 80, quando fiquei em terceiro lugar com 15 pra 16 anos de idade?, conta Ribas, se referindo à penúltima etapa do Circuito Brasileiro de 1989, quando perdeu na semifinal para o conterrâneo Rodolfo Lima, na prova vencida pelo também fluminense Pedro Muller.
Competitividade - "Sangue no olho", o baiano Dalmo Meireles não quer saber de brincadeira nem festa. "Local" de Morro de São Paulo e terceiro colocado no Circuito Nordestino 2010 nas categorias Sênior (a partir de 28 anos) e Master, o surfista de 40 anos treinou bastante e diz estar em forma para brigar com os favoritos.
?O nível é muito alto e tem muita gente boa, muitos favoritos. Mas estamos preparados, no ritmo e treinando bastante para conseguir alguma coisa nas categorias master e grand master?, promete Dalmo Meireles. ?Adalvo (Argolo, presidente da CBS) está de parabéns por trazer essa competição aqui pra Salvador?, reitera.
Campeões brasileiros -Entre os atletas já inscritos na prova, já podem ser computados 14 títulos brasileiros profissionais. Jojó de Olivença (2), Joca Júnior (1), Tita Tavares (4), Andréa Lopes (4), Ricardo Toledo (2) e Victor Ribas (1) fazem parte da galeria de campeões nacionais profissionais.
Congresso técnico ?Os atletas que participarão do Billabong Brasileiro Surf Masters já se encontram hoje, às 19h30, para o congresso técnico e o coquetel de confraternização, que marcam o início do evento. As atividades acontecem na pousada Sarafina, na Rua Professor Antônio Augusto Machado, nº 4, na Praias do Flamengo.
No encontro, membros da comissão técnica vão esclarecer sobre todas as regras, critérios de julgamento e formato da competição, além de como serão selecionados os atletas que vão representar o país no mundial. Já no coquetel, todos terão a oportunidade de colocar as conversas em dia e rever velhos amigos.
As inscrições para o Billabong Brasileiro Surf Masters podem ser feitas pela internet (http://www.cbsurf.com.br/) e na praia, amanhã (26) bem cedo, caso ainda haja vagas para alguma categoria. A taxa de inscrição, custa R$ 100 e, no caso de inscrição pela internet, deve ser feito na conta corrente da CBS (ver no site).
?Esta competição é mais um produto que a CBS vem tratando com seriedade, para formar e bancar um bom time para representar o Brasil em competições internacionais, assim como já fazemos com as outras categorias?, explica Adalvo Argolo. Baiano de Ilhéus, Argolo é ex-surfista profissional e também esteve entre os melhores do Brasil nos anos 80.
Master 48
Grand Master 32
Kahuna 16
Grand Kahuna 8
Master Feminino 8

Por: Yordan Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário