Gustavo Sondermann! morte cerebral! |
Acidente choca pilotos, que pedem mudanças em Interlagos
- Em primeiro lugar, quero dizer que lamentamos profundamente o acidente. Estamos todos consternados. Em segundo, é preciso dizer que isso ocorreu no circuito mais seguro do país, regulamentado pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo].
Após morte cerebral de Sondermann, ex-piloto da
Copa Montana critica CBA e reclama de “censura”
De acordo com Pinteiro, após a morte de Sperafico, a FIA determinou mudanças na Curva do Café, como a instalação de um "guard rail", que foram cumpridas pela CBA. Na realidade, a principal reformulação nesse ponto de Interlagos foi a alteração do ângulo do muro da curva, em 2009.
Novo exame confirma morte cerebral de Sondermann
Há anos alguns pilotos da Stock Car reclamam da curva, com alguns já tendo pedido a colocação de uma chicane para diminuir a velocidade. Thiago Marques, porém, destacou em seu Twitter que após teste com chicane, "a maioria dos pilotos foi contra, simplesmente por ser uma curva chata".
Segundo o presidente da CBA, as especificações pós-2007 da FIA falharam no objetivo de tornar o trecho anterior à reta dos boxes mais seguro.
- Como pudemos ver por mais este acidente, as especificações da FIA não foram suficientes. Vamos ter de esperar um novo estudo por parte deles para fazermos alguma mudança ali.
a respeito de mudanças na Curva do Café, Pinteiro declarou que ainda é muito cedo para tomar decisões. Interlagos também não terá corridas canceladas de qualquer categoria até novas determinações da FIA, disse o dirigente.
- Eu acredito que proibir provas em Interlagos é muito drástico, já que é um circuito aprovado pela FIA. Talvez se tivermos condições ruins de clima, podemos ter mais cautela, tomar outras providências.
No momento do acidente de Sondermann, apenas quatro voltas após a largada, chovia muito em São Paulo e a visibilidade na pista era limitada. O carro de Gustavo foi tocado por Tiago Geromini e, após bater no muro, foi atingido fortemente por Pedro Boesel, que vinha em alta velocidade. Boesel foi internado com fratura na clavícula direita e diversos ferimentos leves. Já o quadro de Sondermann é considerado "irreversível".
Pinteiro ainda considerou importante destacar que a tragédia não teve nenhuma ligação com a estrutura do carro, mas sim com a violência da batida.
- O habitat [estrutura de metal no qual o piloto fica dentro do carro] ficou inteiro, resistiu ao acidente. A morte aconteceu por causa do impacto, da desaceleração.
Até às 14h (de Brasília) desta segunda-feira (4), o único comunicado oficial da CBA foi uma nota no site da entidade, lamentando a morte de Sondermann, a quem descreve como um "piloto que será sempre lembrado pelo sorriso fácil que conquistou muitos amigos e admiradores".
Nenhum comentário:
Postar um comentário