SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO

domingo, 31 de julho de 2011

Brasileiros dominam a reta final da Masters; Curren vira, mas se despede

Victor Ribas segue invicto, assim como Michael Ho, na Grand Masters. Campeões do Mundial serão conhecidos neste domingo, no Arpoador

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Surfe Tom Curren Mundial Masters (Foto: Fabio Minduim)
Tom Curren foi eliminado (Foto: Fabio Minduim)
Foi um dia longo, novamente de poucas ondas e com tom de despedida para a maioria. O australiano Gary Elkerton, tricampeão do Mundial Master, abriu mão da última bateria: já não tinha chance matemática de se classificar. Em sua categoria, a Masters (de 36 a 49 anos), quem brilhou mais uma vez foi Victor Ribas, invicto com cinco vitórias. Ele comandou o sexto brasileiro rumo às quartas de final. Maior estrela do campeonato, o americano Tom Curren arrancou uma virada nos últimos minutos, mas acabou eliminado: apenas os oito melhores da fase de classificação avançaram. O campeonato termina neste domingo, no Arpoador.
Entre os campeões mundiais que se despediram, além de Curren, estavam Derek Ho e Mark Occhilupo. Na Grand Masters, Peter Townend caiu, mas Wayne Bartholomew e Shaun Tomson se garantiram.

- Estou feliz por estar aqui, só queria que as ondas tivessem um pouco melhores - disse Tom, depois de conseguir uma nota 7,00 e superar Peterson Rosa, Ricardo Toledo e Richie Collins.
Além de Vitinho, passaram às quartas os também brasileiros Guilherme Herdy, Renan Rocha, Fábio Silva, Fábio Gouveia e Peterson Rosa. O americano Shea Lopez e o australiano Nathan Webster completam o time da Masters.
Surfe Victor Ribas Mundial Masters (Foto: Fabio Minduim)
Victor Ribas avançou às quartas de final do Mundial Master na Praia do Arpoador (Foto: Fabio Minduim)
Para garantir que os surfistas disputassem ao menos quatro baterias, o campeonato teve formato diferente. Na Masters foram cinco rodadas; na Grand Masters - com menos participantes -, quatro. Todos acumularam pontos de acordo com a colocação na bateria - de quatro competidores -, e os oito melhores de cada categoria avançavam às quartas.
- Eu aprendi muito com todos esses surfistas. Não apenas na forma de surfar, mas em atitude dentro d´água também. Brasileiro é esfomeado de onda. Muitas vezes a gente vê uma onda boa e não tem educação - disse Vitinho.
“Camaradagem”, por sinal, foi o que não faltou no Arpoador neste sábado. Richiel Collins surfou com a prancha de Brad Gerlach. Terry Richardson usou uma de uma escolinha carioca. Tinha experimentado na véspera e resolveu repetir na competição.
Na Grand Master, para surfistas de 50 anos ou mais, o havaiano Michael Ho, pai de Coco Ho, foi o único invicto nas quatro baterias.
Irmão de Michael, Derek, na categoria Master, desistiu da última bateria. Ele, que perdeu a primeira das cinco rodadas por W.O., não tinha mais chances. Na primeira deste sábado, surfou usando um boné.

Quartas de final da Masters - de 36 a 49 anos:

1. Shea Lopez EUA x Nathan Webster AUS
2. Victor Ribas BRA x Fábio Silva BRA
3. Fábio Gouveia BRA x Renan Rocha
4. Peterson Rosa BRA x Guilherme Herdy BRA
Quartas de final da Grand Masters - 50 anos ou mais:
1. Cheyne Horan AUS x Glen Winton AUS
2. Shaun Tomson AFS x Iain Buchanan NZL
3. Wayne Bartholomew AUS x Terry Richardson AUS
4. Michael Ho HAV x Simon Anderson AUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário