Victor Ribas segue invicto, assim como Michael Ho, na Grand Masters. Campeões do Mundial serão conhecidos neste domingo, no Arpoador
Tom Curren foi eliminado (Foto: Fabio Minduim) |
Foi um dia longo, novamente de poucas ondas e com tom de despedida para a maioria. O australiano Gary Elkerton, tricampeão do Mundial Master, abriu mão da última bateria: já não tinha chance matemática de se classificar. Em sua categoria, a Masters (de 36 a 49 anos), quem brilhou mais uma vez foi Victor Ribas, invicto com cinco vitórias. Ele comandou o sexto brasileiro rumo às quartas de final. Maior estrela do campeonato, o americano Tom Curren arrancou uma virada nos últimos minutos, mas acabou eliminado: apenas os oito melhores da fase de classificação avançaram. O campeonato termina neste domingo, no Arpoador.
Entre os campeões mundiais que se despediram, além de Curren, estavam Derek Ho e Mark Occhilupo. Na Grand Masters, Peter Townend caiu, mas Wayne Bartholomew e Shaun Tomson se garantiram.- Estou feliz por estar aqui, só queria que as ondas tivessem um pouco melhores - disse Tom, depois de conseguir uma nota 7,00 e superar Peterson Rosa, Ricardo Toledo e Richie Collins.
Além de Vitinho, passaram às quartas os também brasileiros Guilherme Herdy, Renan Rocha, Fábio Silva, Fábio Gouveia e Peterson Rosa. O americano Shea Lopez e o australiano Nathan Webster completam o time da Masters.
Victor Ribas avançou às quartas de final do Mundial Master na Praia do Arpoador (Foto: Fabio Minduim) |
Para garantir que os surfistas disputassem ao menos quatro baterias, o campeonato teve formato diferente. Na Masters foram cinco rodadas; na Grand Masters - com menos participantes -, quatro. Todos acumularam pontos de acordo com a colocação na bateria - de quatro competidores -, e os oito melhores de cada categoria avançavam às quartas.
- Eu aprendi muito com todos esses surfistas. Não apenas na forma de surfar, mas em atitude dentro d´água também. Brasileiro é esfomeado de onda. Muitas vezes a gente vê uma onda boa e não tem educação - disse Vitinho.“Camaradagem”, por sinal, foi o que não faltou no Arpoador neste sábado. Richiel Collins surfou com a prancha de Brad Gerlach. Terry Richardson usou uma de uma escolinha carioca. Tinha experimentado na véspera e resolveu repetir na competição.
Na Grand Master, para surfistas de 50 anos ou mais, o havaiano Michael Ho, pai de Coco Ho, foi o único invicto nas quatro baterias.
Irmão de Michael, Derek, na categoria Master, desistiu da última bateria. Ele, que perdeu a primeira das cinco rodadas por W.O., não tinha mais chances. Na primeira deste sábado, surfou usando um boné.
Quartas de final da Masters - de 36 a 49 anos:
1. Shea Lopez EUA x Nathan Webster AUS
2. Victor Ribas BRA x Fábio Silva BRA
3. Fábio Gouveia BRA x Renan Rocha
4. Peterson Rosa BRA x Guilherme Herdy BRA
Quartas de final da Grand Masters - 50 anos ou mais:
1. Cheyne Horan AUS x Glen Winton AUS
2. Shaun Tomson AFS x Iain Buchanan NZL
3. Wayne Bartholomew AUS x Terry Richardson AUS
4. Michael Ho HAV x Simon Anderson AUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário